(Foto: Mais Musica Web Rádio )
A transformação do Hospital Distrital de Santarém (HDS) em hospital universitário está a ser equacionada como uma possível solução para a carência de profissionais de saúde que a unidade tem enfrentado nos últimos anos. A proposta foi destacada por Pedro Ribeiro, presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, na inauguração do novo Serviço de Anatomia Patológica, que ocorreu na sexta-feira, dia 20 de dezembro.
Pedro Ribeiro, que também é presidente da Câmara de Almeirim, sublinhou que a criação de condições para a formação de profissionais no HDS pode facilitar a sua fixação na região. “Criar condições para que eles possam ter aqui a formação (…) leva a que com mais facilidade se possam vir a fixar aqui (no HDS)”, afirmou.
A transformação em hospital universitário não só permitiria a formação de novos profissionais como também abriria portas para a realização de investigação, o que tornaria o HDS mais atrativo para médicos e outros técnicos de saúde interessados em inovar e “fazer diferente”.
Pedro Ribeiro alertou ainda para a crescente necessidade de recursos humanos na área da saúde, dado o avanço da medicina especializada. “Cada vez temos uma medicina mais especializada e como mais especializada que é, precisa de mais recursos”, enfatizou.
O presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo destacou que a escassez de profissionais de saúde é um problema global, apontando como exemplo o Reino Unido, que enfrenta grandes dificuldades em recrutar pessoal na sequência do Brexit.
A ideia de transformar o HDS num hospital universitário surge como uma iniciativa estratégica para fortalecer a capacidade do sistema de saúde na região e atrair novos talentos para o interior do país.