A Infraestruturas de Portugal (IP) assinou na última
quinta-feira o contrato de adjudicação do projeto de requalificação da Estrada
Nacional 118 (EN118), entre Alcochete e Samora Correia, com o objetivo de dotar
a via de melhores conduções, que permitam “a debelar a sinistralidade existente
na zona”.
O projeto de requalificação da EN 118, irá incidir entre o
quilómetro 10.950, na Ponte das Enguias, no concelho de Alcochete e o
quilómetro 31.640, na rotunda do Restaurante “A Torre”, para onde havia sido
anteriormente realizado um estudo e relatório que avaliou as condições da via.
O troço da via, com cerca de 20 quilómetros, foi
caracterizado no estudo da IP, como “um extenso alinhamento reto (do km 16+500
ao km 31+640) com um elevado tráfego pesado, características que têm
contribuído para os elevados níveis de sinistralidade
registados nesta via”, pelo que a IP pretende “desenvolver as soluções
necessárias para debelar a sinistralidade existente na zona em estudo, no seu
sentido lato.”
De acordo com os dados disponibilizados no estudo, a que o
NS teve acesso, a EN 118 tem naquele troço cinco pontos de sinistralidade
grave, tendo o mesmo identificado as condições da vida como responsável de 31%
dos acidentes aí verificados.
“Constata-se facilmente a predominância de acidentes relacionados com
inadequação ao traçado por deficiente leitura do ambiente rodoviário, ou seja,
pelo traçado potenciar comportamentos incompatíveis e inadequados, e acidentes
relacionados
pelo não cumprimento da distância de segurança, onde contribui para tal, a
existência de uma grande percentagem de veículos pesados que originam dois
regimes de velocidade de circulação muito distintos entre ligeiros e pesados”,
lê-se no relatório elaborado há cinco anos atrás e que serviu agora para a
adjudicação do projeto.
A IP pretende que o projeto a apresentar pela empresa
adjudicatária tenha com o objetivo “uma beneficiação/construção no troço em
causa da EN118, o qual deve prever a melhoria das condições de circulação e de
segurança da via, preconizando-se para tal uma intervenção ao nível do
alargamento da plataforma circulante, pela introdução de vias de lentos e
bermas, e consequentemente no pavimento, no sentido de recuperar e reforçar a
capacidade estrutural do mesmo, introdução de rotundas de forma a eliminar as
viragens à esquerda e atenuar as velocidades, bem como solucionar alguns
problemas de drenagem, que inclusivamente pode levar à necessidade de
substituição desses órgãos.”
“No trecho final, de características urbanas, assume maior
destaque o reordenamento das áreas adjacentes, através da reorganização dos
estacionamentos, gares de transporte públicos e introdução de passeios onde
aplicável, entre outros aspetos”, acrescenta a IP.
Entre as principais alterações a introduzir nestes 20
quilómetros da EN118, considerado como um dos pontos negros do concelho de
Benavente, no que diz respeito à sinistralidade rodoviária, estão a introdução
de uma Rotunda junto a Campo de Tiro, substituindo o atual cruzamento, entre
outras que venham a ser consideradas pertinentes, bem como uma renovação da
entrada em Porto Alto e Alcochete, de modo a que os condutores possam abrandar
a velocidade de entrada em zonas populacionais.
O projeto prevê ainda o alargamento da faixa de rodagem,
indo para isso ser realizadas expropriações, cujas negociações ainda não se
iniciaram, por não se conhecer a real dimensão de terreno necessária.
Para já, o projeto, que tem um prazo de execução estimado em
13 meses, foi adjudicado por 499.779,90 euros, acrescidos de IVA, não havendo
ainda previsão para o valor global do investimento, nem o arranque das obras há
muito reclamadas por municípios e condutores.