O acordo entre a Câmara Municipal do Cartaxo e a Infraestruturas de Portugal (IP), com vista à construção do novo viaduto de Santana, foi assinado na quinta feira, 6 de Junho, na sede da IP, em Almada.
Este acordo vem substituir o que foi assinado em 2009 entre as duas entidades e traz novos moldes. A IP passa a ter a responsabilidade de todos encargos financeiros para a construção da infraestrutura, enquanto o município fica responsável pela aquisição dos terrenos para a instalação do viaduto e caminhos de acesso.
Após a construção do novo viaduto, este passa a estar integrado na rede rodoviária municipal, apesar das reservas de João Heitor, já que a conservação e manutenção fica a cargo da autarquia. Na reunião do executivo em que se aprovou a minuta do contrato, realizada a 4 de Junho, João Heitor explicou que era uma imposição da IP para que o acordo fosse firmado.
O presidente da Câmara destacou a importância de se assegurar a aquisição dos terrenos necessários com a maior brevidade possível para que a construção do Viaduto de Santana se concretize.
“Já esperámos tempo demais por uma infraestrutura que é essencial ao desenvolvimento económico do nosso concelho e à segurança da população”, vincou.