Um incêndio de grandes proporções está a consumir uma vasta pilha de resíduos sólidos no aterro da Raposa, situado no concelho de Almeirim, distrito de Santarém. O alerta foi dado às 18h14 desta quarta-feira, 23 de abril, e rapidamente mobilizou um elevado número de meios de emergência.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), encontram-se no local 44 bombeiros, apoiados por 14 viaturas, pertencentes a diversos corpos de bombeiros da região do Ribatejo. As autoridades estão a desenvolver todos os esforços para controlar as chamas e evitar a sua propagação a áreas circundantes.
O incêndio está a gerar uma coluna de fumo visível a vários quilómetros de distância, suscitando preocupação junto da população local. As causas do fogo ainda estão por apurar, mas a acumulação de materiais inflamáveis no local pode ter contribuído para a rápida propagação das chamas.
A Câmara Municipal de Almeirim e os serviços de proteção ambiental estão a acompanhar a situação, dado o potencial impacto na qualidade do ar e no meio ambiente.
A Proteção Civil recomenda que os moradores nas zonas próximas mantenham as janelas fechadas e evitem atividades ao ar livre até que a situação esteja controlada.
Esta é uma notícia em desenvolvimento. Mais actualizações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.