(Foto: Mais Musica Web Rádio )
No passado sábado, um impressionante meteoro iluminou os céus da cidade de Braga pelas 23h27, conforme registado pela estação AMS211 do Observatório Astronómico. Este fenómeno ocorreu no âmbito do pico da chuva de meteoros conhecida como "Gemínidas", segundo informações partilhadas pelo Planetário – Casa da Ciência de Braga.
As Gemínidas, uma das chuvas de meteoros mais intensas do ano, têm origem no objeto "3200 Faetonte". Em publicação nas redes sociais, o observatório explicou que os meteoros desta chuva caracterizam-se por serem mais lentos, o que facilita a observação. "Os meteoros podem ser vistos em dezembro, com o pico esperado a variar entre os dias 13 e 14 de dezembro", como foi o caso este ano.
Os especialistas destacam que a intensidade da chuva de meteoros Gemínidas tem vindo a aumentar anualmente. "Nos últimos anos, registámos entre 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas de um céu escuro e limpo", refere a Casa da Ciência de Braga.
Esta espetacular chuva de meteoros foi observada pela primeira vez em 1862, sendo atualmente considerada um dos eventos astronómicos mais impressionantes do mês de dezembro. A observação de fenómenos como este reforça o interesse pela astronomia e oferece uma experiência inesquecível para os amantes do céu noturno.