(Foto: Nuticias ao Minuto)
As poeiras com origem no Norte de África estão de volta já a partir de quinta-feira, dia 6 de junho, quando o estado do tempo no continente será influenciado por uma depressão sobre a região da Madeira.
O fenómeno terá "expressão em altitude" e estará "em deslocamento para nordeste, promovendo uma circulação do quadrante sul sobre o continente e o transporte de poeiras com origem no norte de África", explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) através de um comunicado.
Neste seguimento, na quinta-feira está previsto "um aumento da nebulosidade, com baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, que a ocorrer resultará em deposição de poeiras sobre as superfícies".
A situação mantém-se na sexta-feira, 7 de junho. Contudo, aí já está prevista "a ocorrência de aguaceiros", principalmente no período da tarde, "que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada".
Para o fim de semana, dias 8 e 9, vai diminuir "a concentração de poeiras", embora se mantenha "a previsão de aguaceiros", principalmente nas regiões Norte e Centro.
Para quinta e sexta-feira, as temperaturas máximas vão subir, esperando-se que rondem "os 30 e os 35°C" nas regiões Norte e Centro. Contudo, no sábado, as temperaturas descem "para valores entre os 20 e 25°C".
Para o sul do país, as temperaturas sobem na quinta-feira e as temperaturas estarão entre os 30 e 35 graus.
A partir no dia 7, as temperaturas descem e, no dia seguinte, deverão estar situadas "entre 20 e 25°C", mantendo-se dentro destes valores até "pelo menos até dia 10, segunda-feira", destaca ainda o IPMA.