(Foto: Lsa)
O ciclista olímpico português Tiago Ferreira cumpriu hoje 581,23 quilómetros em BTT, no período de 24 horas, num percurso entre Oliveira de Azeméis e Sagres, marca que lhe poderá valer um recorde mundial.
A prova de Tiago Ferreira, feita em parte pelo interior do país e maioritariamente em percursos de terra, a uma média de 29 km/hora, foi acompanhada por comissários da ‘Official World Record Association’ (OWR), que poderão ratificar o recorde mundial.
Com passagens por Albergaria-a-Velha, Condeixa, Ansião, Fátima, Santarém, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche, Azambuja, Vila Franca de Xira, Entroncamento e Santiago do Cacém, Tiago Ferreira enfrentou uma variação de temperaturas entre os 12 e os 25 graus celsius, com chuva forte durante cerca de hora e meia.
O atleta, que saiu de Oliveira de Azeméis às 07:00 de quarta-feira, começou a pedalar junto à costa na zona de Porto Covo, passando por Almograve, Zambujeira do Mar e Odeceixe.
Tiago Ferreira, de 35 anos, admitiu que o mau tempo de enfrentou acabou por tornar a prova mais difícil do que o previsto e destacou o facto de ter usado “uma bicicleta de série, perfeitamente acessível”.
“Este é, sem dúvida, mais um sonho que consegui concretizar! O desafio acabou por se revelar muito mais duro do que o previsto, sobretudo devido à tempestade que enfrentei a meio do percurso – com chuva, frio e muita lama – algo que não esperava encontrar nesta altura do ano”, disse o atleta, em declarações divulgadas pela sua assessoria de imprensa.
O ciclista, natural de Viseu, que representou Portugal na prova de cross country olímpico (XCO) dos Jogos Rio2016, garantiu não ter tido um programa de treinos especifico para este desafio.
Em setembro de 2020, o ciclista português viu a OWR, organização não governamental que se dedica à certificação e de recordes, validar o seu recorde mundial da maior ascensão vertical em BTT cumprida em 24 horas, depois de, em São Pedro do Sul, cumprido um acumulado positivo de 17.753 metros, numa bicicleta de série.
Tiago Ferreira é detentor de nove títulos de campeão nacional de BTT, aos quais junta dois de campeão Europeu, um de campeão do mundo, além de diversos triunfos em provas internacionais da modalidade.