(Foto: Nuticias ao Minuto)
Acabou a espera. Portugal estreia-se na noite de terça-feira no Euro'2024, em Leipzig, na Red Bull Arena, com um duelo frente à Chéquia com a ambição de chegar o mais longe possível numa competição na qual já foi muito feliz.
A equipas das quinas é apontada como uma das grandes favoritas a vencer a prova que decorre na Alemanha, mas Roberto Martínez recusa usar a mesma palavra, pese embora tenha confessado ter levado sete camisas e não três, numa alusão clara aos jogos que podem levar Portugal até à grande final agendada para 14 de julho.
Do outro lado estará, no entanto, uma Chéquia que empurra todo o favoritismo para os portugueses e que vai entrar em campo sem receio de ir em busca de uma vitória que, a acontecer, seria surpreendente mas não inédita.
Afinal de contas, num total de cinco duelos entre Portugal e Chéquia, a seleção nacional apenas perdeu um há.... 28 anos, no Euro'1996, em plenas meias-finais. Desde então, o domínio tem sido luso com quatro vitórias consecutivas, a última das quais em 2022.
No entanto, já se sabe que a partir do momento em que a bola começar a rolar o passado em nada vai interferir e os comandados de Roberto Martínez terão de fazer pela vida para iniciarem este Campeonato da Europa com aquilo que todos os portugueses querem: a vitória.
O pontapé de saída está agendado para as 20h00 e contará com a arbitragem do italiano Marco Guida.
Selecionadores em discurso direto
Roberto Martínez
Sonhar é necessário: "Precisamos de acreditar e sonhar. Se não sonharmos, é difícil ter sucesso no futebol. Mas também temos de ter a responsabilidade de jogar bem. O jogo de amanhã é perfeito para mostrar que estamos preparados. Depois dos três primeiros jogos, podemos avaliar se merecemos ficar mais tempo ou não. Trouxe sete camisas, não três."
Estilo da Chéquia agrada: "O estilo da Chéquia é muito claro. Eu já os defrontei três vezes e a estrutura tática pode mudar, mas o estilo não. Gosto muito do estilo: pressão alta, arriscar, objetividade, têm jogadores que querem marcar golos, a experiência do Soucek, que está a fazer épocas muito boas. A formação marca o estilo da Chéquia. Jogam para ganhar de uma forma que gostam de correr riscos. Será um jogo fantástico para o adepto neutra."
Ivan Hasek
Ambição: "Portugal tem jogadores que alinham nos principais clubes, muitos deles são as estrelas desses clubes, e é um dos favoritos. Mas, apesar disso, queremos ganhar".
Defrontar Ronaldo é especial: "Queremos parar Ronaldo. Ronaldo é dos melhores e os meus jogadores podem dizer que jogaram contra ele e, até, podem vir a dizer que tiveram sucesso. Seria algo para lembrar toda a vida".