Ainda há chance do União Desportiva de Santarém (UDS) ser promovido ao terceiro escalão do futebol português, caso o Vitória de Setúbal não consiga cumprir os requisitos financeiros exigidos pela Federação Portuguesa de Futebol para se inscrever na Liga 3.
O clube sadino foi declarado insolvente e apresenta uma lista de dívidas aos credores na ordem dos 26 milhões de euros. A FPF ainda não terá notificado o clube de qualquer impedimento na inscrição, mas a fazê-lo, os sadinos terão um prazo para corrigir os problemas, tarefa que se revela complicada com valores de dívidas tão elevados.
Segundo o ponto 2 do artigo 14º do regulamento, que regula a qualificação à Liga 3 “A falta de inscrição, o incumprimento dos deveres de prestação de informação previstos no presente Regulamento ou não preenchimento dos critérios de participação de um Clube que tenha obtido qualificação que lhe permita subir à Liga III, determina a sua substituição pelo clube melhor classificado da mesma série do clube que estaria qualificado na edição anterior do Campeonato de Portugal”, significando isto que se os Sadinos não cumprirem os requisitos para a inscrição na Liga 3, o UDS é o próximo na linha de sucessão à subida.
Pedro Patrício, presidente do UDS, referiu ao NS que “espera que a FPF tome medidas com a questão da insolvência do clube sadino, porque os clubes não podem competir com armas desiguais. Pagamos a tempo e horas a jogadores, treinadores, staff, fornecedores e obrigações ao Estado”.
O homem forte dos escalabitanos garante ainda que o clube já foi notificado pela Comissão de Licenciamento da FPF para a atribuição de licença para o UDS participar na Liga 3. Isto significa que se o Vitória de Setúbal for impedido de subir à Liga 3, estão garantidas as condições necessárias para a equipa escalabitana preencher a vaga em aberto.
“Já há algum tempo, estamos a trabalhar juntamente com a equipa técnica o planeamento do plantel sénior e da restante estrutura do futebol de formação, para dentro de poucas semanas, começar a época 24/25 na LIGA 3”, vinca Pedro Patrício.
Embora a decisão ainda não esteja tomada e a subida do UDS confirmada, Pedro Patrício e o UDS aguardam “o cumprimento dos regulamentos por parte da FPF”.