(Foto: maismusica)
Ah, os centros comerciais! Esses paraísos de consumo para
uns e um pesadelo para outros. Mas vamos falar para quem gosta sobretudo de
passar horas e horas nestes espaços a perder a conta ao dinheiro que gasta. Já
foste aos saldos? Se não, lê atentamente este texto antes de ires.
De certeza que já te aconteceu passares cinco horas dentro
de um centro comercial, sem te dares conta. Entras de dia e sais à noite! Pior:
nem dás pelo tempo a passar! Porque será? Não és o único a sentir isto e esta
sensação não é ao acaso. Aliás, é mesmo provocada pelos próprios centros
comerciais que, por norma, não têm janelas para o exterior -
ou se têm quase passam despercebidas de tão pequenas que são.
Parece um detalhe insignificante, mas a falta de janelas é
uma estratégia astuta que faz com que os clientes gastem mais. Burt Flickinger,
especialista em vendas a retalho, explicou à "CNN Brasil" que a ausência de janelas cria
uma sensação de atemporalidade e conforto, fazendo com que as pessoas gastem
mais. É como se o tempo parasse.
Sem janelas, os clientes ficam alheios ao que acontece lá
fora. Não importa se está sol ou uma tempestade. O ambiente de centro
comercial, sem distrações para a rua, permite que as pessoas se concentrem
apenas nas lojas e na experiência de compra. Além disso, mais paredes significa
mais espaço para prateleiras repletas de produtos, incentivando os consumidores
a comprar mais do que aquilo que realmente precisam.
Essa lógica não se aplica apenas aos shoppings. Os
supermercados também adotaram a ausência de janelas. Outra razão plausível e
que não tem nada que ver com lucro, é o facto de a luz solar poder danificar os
produtos, daí os supermercado optarem pela ausência de janelas.
Os carrinhos de compras logo à entrada dos supermercados são
outro truque engenhoso. Enquanto um cesto enche rapidamente, um carrinho
oferece muito mais espaço, incentivando os clientes a adicionarem itens que nem
estavam na lista. Quanto maior o carrinho, mais produtos tendes a comprar.
E aqueles preços terminados em 1,99€ ou 2,99€? Esta
estratégia faz parecer que estás a pagar menos, mas é tudo uma ilusão. Parece
que o produto custa um euro em vez de dois, ou dois euros em vez de três,
fazendo com que cedas mais facilmente à tentação de comprar.
Os produtos mais caros são frequentemente colocados à
altura dos olhos, onde chamam a atenção imediata do consumidor.
Alternativas mais baratas são posicionadas em prateleiras superiores ou
inferiores, quase escondidas, obrigando os clientes a fazer um esforço extra
para encontrá-las.
Já reparaste também que as lojas mais luxuosas costumam
ficar próximas dos parques de estacionamento? A lógica é simples: quem
chega de carro geralmente tem mais poder de compra.
Da próxima vez que visitares um centro comercial ou
supermercado, fica atento a estes detalhes!