(Foto: maismusica.pt)
Nunca perdes a oportunidade de comer marisco, principalmente camarão, quando podes?
Então é melhor saberes que o camarão tem uma particularidade que pode ter impacto no sabor e até pode ter consequências na tua saúde.
A informação foi divulgada pelo ‘Informe Brasil’, que deu a conhecer a perspetiva de uma nutricionista sobre a linha preta, que se encontra ao longo do dorso deste alimento.
Provavelmente já te questionaste se deves tirar esta parte antes de comeres o tão saboroso camarão, e agora veio a resposta.
A linha preta é “o trato digestivo do animal” e deve ser removida antes da ingestão deste marisco porque “contém resíduos parcialmente digeridos e pode abrigar toxinas que são prejudiciais à saúde humana” e até ter sabores e texturas indesejadas.
Se achas que cozinhar o camarão, para poupares trabalho, é solução para acabar com este problema pensa duas vezes, isto porque apesar de “eliminar muitas dessas bactérias, as toxinas acumuladas podem permanecer”, revela a nutricionista.
Embora a quantidade de toxinas numa única tripa seja reduzida, o seu consumo frequente e em grandes quantidades pode acumular estas toxinas no corpo, provocando problemas de saúde a longo prazo.
Mas nada temas, os problemas vieram com soluções muito fáceis.
Para te veres livre desta linha preta tens apenas de ter por perto uma faca pequena ou um palito e com um destes objetos deves fazer um corte superficial, ao longo do dorso do camarão, e puxar cuidadosamente as tripas para fora.
Depois, tens apenas de lavar muito bem o camarão em água corrente e está prontinho a ser consumido.