(Foto: Mais Musica Web Rádio )
O prémio foi atribuído na sequência da candidatura destes geossítios, situados no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e, para o vereador do Ambiente da Câmara de Santarém, Nuno Russo, a distinção vai promover e dar a conhecer, cada vez mais, estes lugares, e trazer especialistas a toda esta região.
“A região necessita desta mais valia para o seu desenvolvimento turístico, mostrando o potencial científico – geológico e paleontológico, existente no nosso concelho”, acredita o autarca.
A subcomissão dos geossítios da UNESCO/IUGS Geological Heritage Commission atribui esta distinção aos locais geológicos de elevada relevância científica internacional, utilizados como uma referência global e/ou como uma substancial contribuição para o desenvolvimento das ciências geológicas.
O galardão e a versão final do livro foram divulgados numa sessão especial, durante os 37th International Geological Congress 2024, a decorrer em Busan na Coreia do Sul.
Este prémio foi possível pela agregação dos esforços da comunidade científica, do ICNF e de outras entidades públicas, entre as quais os municípios que fazem parte desta área do Parque Natural.