A edição de 2024 da ExpoMora arrancou na tarde de
sexta-feira, 6 de setembro. O certame é, segundo a presidente da Câmara, Paula
Chuço, o pilar de “promoção das tradições e das gentes de Mora” e o reflexo do
dinamismo do concelho.
O evento é uma das principais apostas turísticas de Mora e
atrai gente de vários pontos do país. A autarca garantiu que o turismo é uma
das principais apostas do concelho, já que “cada visitante é uma oportunidade
para partilhar a nossa história”.
Paula Chuço revelou também que está previsto um Plano de
Ação de Investimento Territorial em parceria com a Comunidade Intermunicipal do
Alentejo Central, no valor de três milhões de euros para apoiar as “areas de
prioritárias para o desenvolvimento do concelho”.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do
Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que referiu que o Alentejo é
uma “marca icónica da oferta turística em Portugal”.
“O turismo tem que ser visto como uma atividade que capta
riqueza, mas também como uma forma de distribuir essa riqueza”, vincou Pedro
Machado, acrescentando que o setor deve ser encarado como uma vantagem
económica já que está intrinsecamente ligado com os outros setores económicos,
como o setor primário.
O Secretário de Estado abordou ainda o novo quadro
comunitário Alentejo2030, que tem cerca de 1100 milhões de euros disponíveis
para financiar projetos do setor, dizendo ser “um instrumento poderoso para
consolidar a indústria do turismo”.
Na cerimónia marcaram ainda presença o presidente da CCDR
Alentejo, António Seia da Silva e o presidente da Entidade Regional de Turismo
do Alentejo e Ribatejo, José Santos.
A ExpoMora decorre até domingo, 8 de setembro, e promete
muita animação no concelho, com tasquinhas, música e artesanato. O programa
pode ser consultado AQUI.