O “cortejo” deverá chegar à cidade cerca das 11h00, com entrada pela Estrada Nacional 3, junto ao monumento a Salgueiro Maia, no cruzamento com a Avenida Afonso Henriques, onde haverá carambolas. Ali perto, junto do túnel que passa debaixo dos prédios urbanos, podem-se escutar os Cavaquinhos dos alunos da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS); na Rua Pedro Santarém, junto do restaurante Quinzena, haverá uma demostração de danças Sevilhanas; junto ao W SHOPING, na Calçada 66, vão marcar presença os grupos EnXAmula-Gigantones e Dançarem, enquanto que no cruzamento das ruas João Afonso e 1ºDezembro, vai sair música da janela do primeiro andar do Conservatório de Música de Santarém.
No Largo Marvila, os palhaços do VETO – Teatro Oficina vão divertir a população e realizar uma arruada ao longo da manhã. Na Rua Guilherme de Azevedo, junto à estátua que homenageia o homem que dá nome à rua, a animação estará a cargo de elementos da APPACDM e da Sociedade Recreativa Operária.
Mais acima, na Rua Teixeira Guedes, perto da porta onde em tempos funcionaram a loja e os estúdios de fotografia, Grandela Aires, os alunos do Conservatório de Música de Santarém apresentam uma sessão de acordeão; praticamente ao lado, na Rua Capelo Ivens, em frente ao Posto de Turismo, vão estar à disposição vários jogos do Mundo e diversos jogos tradicionais portugueses; ainda na Rua Teixeira Guedes, junto da Caixa Agrícola, vai atuar o Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito e, mais abaixo, no Largo Cândido dos Reis, junto ao ISLA, a animação vai pertencer ao Grupo Académico.